Datas comemorativas: como tirar melhor proveito delas?



Como sua empresa utiliza as datas comemorativas para obter melhores resultados nas vendas no varejo? Saiba que elas são excelentes oportunidades de aumentar o lucro, e os negócios varejistas que conseguem traçar uma estratégia eficiente para esses momentos alcançam os melhores resultados.


São nas datas comemorativas que o consumidor normalmente decide gastar o seu dinheiro e comprar algo. Esse é “meio caminho andado” para a venda, basta que ele seja convencido de que o seu produto é o que ele precisa e deseja comprar. Para isso, o grande segredo para alcançar o sucesso nessa ação é criar antecipadamente um calendário de ofertas e oportunidades.

Melhores resultados serão certamente alcançados com planejamento para as datas comemorativas que façam mais sentido ao seu negócio.


Como se planejar para as datas comemorativas?


O sucesso em qualquer ação de vendas é o planejamento. Sem ele, é muito difícil que tudo aconteça da forma mais promissora possível. Por isso, para vender cada vez mais, principalmente aproveitando as datas comemorativas, é preciso criar um plano de ação e de investimento com antecedência.

O recomendado é que esse plano seja fechado no fim do ano anterior ou, no máximo, no início do ano novo. Dessa forma, sua equipe tem tempo de analisar quais foram as datas de maior lucro nos últimos 12 meses e onde estão as oportunidades mais interessantes para a sua empresa.

A antecedência também ajuda a organizar melhor o estoque: assim tem-se mais tempo para repor tudo o que for necessário, e principalmente, analisar quantos itens precisará de cada produto. Assim, prejuízos são evitados com estoque excedente ou falta do produto nas prateleiras.


Foque nas datas que tenham uma maior relação com o seu segmento


Para criar um calendário perfeito e que possibilite fazer boas campanhas é importante escolher quais datas se encaixam melhor em seu ramo.

Cada segmento de atuação trabalha com produtos e públicos diferenciados e, nas datas comemorativas do varejo não é diferente. Cada data acompanha clientes específicos, assim como produtos direcionados para essa comemoração.

Por exemplo, para estabelecimentos que vendem chocolates, é válido investir na Páscoa, já que a data é totalmente relacionada a chocolate, e, também, no dia das mães, dia dos pais, Dia dos Namorados e Natal, já que são datas que implicam em presentear, e chocolates sempre são considerados bons presentes.

Planeje ações de acordo com o público-alvo, com o que esse público está procurando e invista em promoções especiais para aquele determinado dia. Para isso é preciso conhecer bem os clientes e ter seus objetivos bem desenhados para que, nas datas comemorativas do varejo, sejam aproveitadas as datas corretas de acordo com seus produtos e público.

Porém, isso não impede a realização de outras ações em datas que tenham menos relação com o segmento. Para isso, é interessante selecionar as datas nas quais terão promoções com antecedência e fazer um planejamento para que as coisas não fiquem para última hora e acabem sendo deixadas de lado ou feitas de qualquer maneira.


Estoque abastecido e equipe treinada


Treinamentos são muito importantes para que os vendedores estejam sempre a par do que está acontecendo na loja. Com o varejo competitivo e dinâmico que temos hoje em dia, não há muito tempo para realização de treinamentos presenciais, e isso, muitas vezes, acaba sendo deixado de lado, o que é um erro, pois treinamento e capacitação mantém a equipe engajada.

Outra estratégia indispensável é estabelecer metas em datas comemorativas, por isso saiba com antecedência quais serão as datas em que serão feitas ações.

Manter o estoque abastecido e organizado nessas datas é extremamente importante, tendo em vista a maior venda. Portanto, aprender a organizá-lo de forma correta é bastante vantajoso, já que é fundamental ter um volume de mercadorias ideal para que produtos não faltem e nem fiquem parados.

Invista em ferramentas de controle de estoque e tenha sempre o controle dos seus produtos para que seus clientes não tenham que ir para a concorrência a fim de acharem o que procuram.


Várias formas de pagamento

Parcelamentos, descontos, crediário entre outros, são formas de pagamento que podem interessar aos clientes. Assim, ofereça essas e outras opções para que o consumidor se sinta à vontade para pagar como melhor lhe convém.

Essa flexibilidade também ajuda na hora de fidelizar e manter clientes, já que esses se sentem mais confortáveis em fazer compras num local que deposita uma confiança maior neles próprios.

As datas comemorativas do varejo são uma ótima oportunidade para conquistar novos clientes, por isso invista em seu sistema de pagamentos para que seu cliente esteja à vontade para pagar da forma que for mais conveniente.



É importante também estar sempre atualizado aos novos sistemas de pagamento. O PIX, por exemplo. Além disso, outras formas novas de pagamento que estão na moda nessa era de novos clientes são os cartões com aproximação, aplicativos com cashback, entre outras.


É fundamental boa comunicação verbal e visual


A comunicação é um dos pilares para o aumento das vendas. Por isso, manter um bom relacionamento com o cliente através do envio de e-mail marketing, mensagens nas redes sociais ou, até mesmo, no próprio telefone (tudo isso se autorizado previamente pelo cliente) é uma maneira de manter a comunicação e manter o cliente informado das promoções e novidades do estabelecimento.

Além disso, a comunicação visual também pode ser feita de diferentes maneiras. Vitrines personalizadas, sinalizações nas lojas como banners, adesivos, flyers, e posts com artes em sites e nas redes sociais são interessantes para chamar atenção de clientes.

Os posts nas redes sociais, em especial, têm uma visibilidade maior devido a fácil difusão por meio de compartilhamentos, logo, capriche em artes que chamem a atenção e que sejam atrativas, para que cada vez mais pessoas se interessem.

Por fim, planeje o calendário de datas comemorativas que fazem mais sentido para o seu negócio e pense com antecedência nas atividades que serão realizadas.


Tenha um mix de produtos variados


Não existe fórmula certa para quais tipos de produtos você deve oferecer. Quando falamos de datas comemorativas o ideal é que os produtos sejam direcionados às datas escolhidas.

É importante também sempre atender as expectativas e pensar no que o seu cliente precisa. Mas lembre-se que é necessário verificar se esses produtos trarão uma boa margem de lucro e qual deles trará maior receita.

A quantidade certa de produtos em estoque deve ser prevista anteriormente para que não falte nem sobre muito. Para isso é necessário observar, observar como está o mercado atual, estudar os outros anos na mesma época, ter um histórico com boa base de estudo.


Ações promocionais são fundamentais


Quando já se conhece o cliente, foi feito um calendário de datas comemorativas do varejo e planejado como será o ano, baseado no seu mix de produtos, chega a hora de organizar suas ações promocionais em cima das datas escolhidas.

Uma ótima ideia é verificar, para esses períodos, parcerias com fornecedores ou outros estabelecimentos. Para isso, invista em ações promocionais direcionais e estratégicas referentes às datas comemorativas escolhidas.

As ações promocionais podem ser feitas de várias formas, como, por exemplo “leve dois e pague um”, descontos progressivos, cashback, cupons de descontos, eventos temáticos na loja e outras. O importante é escolher quais são mais a cara do seu público-alvo e focar no tema da data comemorativa escolhida.

A palavra de ordem aqui é preparação. Prepare sua equipe, seu time, com treinamentos, faça o calendário de datas comemorativas do varejo de acordo com o seu público e seus produtos ou serviço e divulgue, divulgue muito!

Pesquise ações promocionais que fazem sucesso nessas datas, fale com seu cliente de modo que eles fiquem fiéis a sua loja. Aposte em uma temática diferenciada e atrativa.

Lembre-se de que, quando se investe da maneira correta, as datas comemorativas podem ser muito lucrativas para a sua empresa e seu negócio, além de fidelizar e ainda atrair novos clientes.


Por: FCDL SÃO PAULO